Ouvidoria

Ouvidoria

 

A Ouvidoria é setor responsável, pelo recebimento, mediação e tratamento das demandas emanadas do usuário ou seu representante, assim como dos colaboradores que compõem os diferentes seguimentos funcionais da MDER, além de acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços prestados por esta Instituição Hospitalar.

 

A Coordenação da Ouvidoria será exercida por profissional de nível Superior de reconhecida capacidade na área de atuação, indicado e nomeado pelo Diretor Geral.

 

 À Ouvidoria compete:

 

Receber as demandas de usuários e/ou colaboradores (reclamações, denúncias, sugestões, elogios, comentários, agradecimentos, pedidos de esclarecimentos, etc.) interpretá-las e buscar soluções para o caso.

 

Representar os interesses do usuário e /ou colaborador junto à gestão pública, promovendo a justiça e a defesa de seus interesses.

 

Buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos.

 

Funcionar como um instrumento de interação entre a MDER e o ambiente externo.

 

Facilitar o acesso do usuário e do colaborador à Coordenação da Ouvidoria.

 

Encaminhar as manifestações demandadas aos setores competentes, acompanhando sua apreciação.

Apurar a procedência e a veracidade das manifestações apresentadas.

 

Manter contato direto com os setores em questão.

 

Reportar-se à direção da MDER  e ter seu total respaldo.

 

Buscar a correção dos procedimentos errados e dos abusos cometidos no atendimento aos usuários, evitando a sua repetição.

 

Manter o usuário informado quanto ao andamento e conclusão de sua manifestação, quando houver a identificação do mesmo.

 

Sugerir mudanças, tanto gerenciais como de procedimentos, mediante análise e interpretação do usuário.

 

Atuar na prevenção e solução de conflitos.

 

Reportar-se diretamente ao dirigente de cada setor, quando houver necessidade.

 

Atender com cortesia e respeito, sem preconceito ou pré-julgamento, ao usuário.

 

Resguardar o sigilo das informações prestadas pelo usuário.

 

Zelar pelo princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade da administração pública.

 

Propugnar pela defesa dos direitos humanos.

 

Exercer suas atividades com independência e autonomia.

 

Manter permanentemente atualizadas as informações e estatísticas referentes às atividades desenvolvidas pela Coordenação de Ouvidoria junto a Ouvidoria SUS.

 

Solicitar informações, providências e documentos aos setores, quando se fizerem necessárias ao andamento das manifestações dos usuários.

 

Elaborar relatórios mensais referentes às atividades desenvolvidas e informar adequadamente à administração do órgão sobre os indicativos de satisfação dos usuários.