Ensino e Pesquisa

A Diretoria de Ensino e Pesquisa, subordinada a Diretoria Geral da MDER, é o órgão responsável pelo planejamento, implementação e acompanhamento de todo o processo de ensino e pesquisa desenvolvido no âmbito da MDER.

A Diretoria de Ensino e Pesquisa será exercida por um profissional de nível superior, de reconhecida capacidade técnico-cientifica, indicado pelo Diretor Geral da MDER à Secretaria de Saúde do Estado do Piauí e nomeado, em Comissão, pelo Governador do Estado.

A Diretoria de Ensino e Pesquisa compreende: Coordenação de Ensino e Extensão, Supervisão de Ensino, Supervisão de Extensão, Supervisão de Pesquisa, Núcleo de Educação Permanente e Práticas em Saúde, Comissão de Residência Médica e Outras Áreas da Saúde, Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

 

Compete à Diretoria de Ensino e Pesquisa:

Planejar, desenvolver, divulgar, coordenar, supervisionar, orientar e avaliar as ações de ensino e pesquisa, em todos os níveis e modalidades que estejam sendo desenvolvidas na MDER.

Gerir o funcionamento das atividades dos seus setores/ assessórias, dos ambientes e dos recursos didáticos, em consonância com as diretrizes da MDER.

Promover ações que garantam à articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Elaborar projetos pedagógicos de cursos de atualização e ou especialização consentâneos com os interesses da MDER e do Estado do Piauí.

Elaborar Código de Postura do Alunado e acompanhar o seu cumprimento.

Implementar projetos institucionais de pesquisa na área materno-infantil.

Presidir os colegiados de ensino e pesquisa.

Elaborar relatório anual de atividades de ensino e pesquisa.

Delegar competências nos limites de suas atribuições.

Cumprir e fazer cumprir as normas e direitos expedidos pelo Diretor Geral.

Desempenhar as demais atribuições inerentes à esta Direção não especificadas  neste Regimento.

 

Supervisão de Ensino

A Supervisão de Ensino é o setor diretamente envolvido com o alunado, desde o seu ingresso nesta Instituição Hospitalar até à sua saída.

A Supervisão de Ensino será exercida por profissional nível superior com experiência reconhecida no ensino de graduação e ou pós-graduação, indicado em conjunto pelo Coordenador de Ensino e Extensão com o Diretor de Ensino e Pesquisa ao Diretor Geral e nomeado pelo Secretário Estadual de Saúde.

 

À Supervisão de Ensino compete:

Acolher o aluno, conjuntamente com o NEPPS, explicando-lhe o que é a MDER sua história e missão; orientar o aluno sobre preceitos básicos de comportamento, como: identificação pessoal relação interpessoal com profissionais diversos, relação e compromisso com pacientes.    

Orientar o aluno sobre preceitos básicos de comportamento, como: identificação       pessoal, relação interpessoal com profissionais diversos, relação e compromisso com o paciente.

Contribuir para elaboração de escalas setoriais de distribuição do alunado, afixando-as em locais visíveis inclusive as referentes aos plantões.  

Participar da elaboração de Projetos de Cursos de Atualização, Aperfeiçoamento e Especialização de interesse da MDER e ou do Estado do Piauí.

Cumprir e fazer cumprir as normas e direitos expedidos pela Diretoria Geral.

Executar outras tarefas afins.

 

Supervisão de Extensão 

A supervisão de Extensão é o setor responsável pela avaliação dos Projetos e Atividades de Extensão a serem desenvolvidos na MDER.

A Supervisão de Extensão será exercida por profissional de nível superior com reconhecida experiência nesta área, indicada em conjunto pelo Coordenador de Ensino e Extensão conjuntamente com o Diretor de Ensino e Pesquisa e nomeado pelo Diretor Geral.

 

À Supervisão de Extensão compete:

Avaliar, em conjunto com a coordenação de Ensino e Extensão, os projetos de extensão das diferentes Instituições que utilizam os espaços da MDER quanto à justificativa, factibilidade e contribuição para esta Instituição Hospitalar. 

Acompanhamento e colaborar para o desenvolvimento dos Projetos de Extensão, no âmbito da MDER. 

Solicitar, cópia de relatórios parciais e ou finais dos Projetos de Extensão, de acordo com o seu planejamento.

Cumprir e fazer cumprir os nomes e direitos expressos pela Diretoria Geral.

Executar outras tarefas afins.

 

Supervisão de Pesquisa 

A Supervisão de Pesquisa é o setor responsável pela implementação da pesquisa no âmbito da MDER. 

A Supervisão de Pesquisa será exercida por profissional de nível superior, com pós-graduação a nível de Mestrado e ou Doutorado, com  reconhecida capacidade na área da pesquisa, indicado pelo Diretor de Ensino e Pesquisa ao  Diretor Geral e nomeado pelo Secretário Estadual de Saúde.

 

Compete à Supervisão de Pesquisa: 

Participar da avaliação dos projetos de pesquisas apresentados à Diretoria de Ensino e Pesquisa, como membro integrante da Comissão de Ética em Pesquisa.

Participar do acompanhamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da MDER. 

Participar da elaboração de Linhas Institucionais de Pesquisa na área Materno-Infantil.

Contribuir para a implementação da pesquisa na MDER.

Cumprir e fazer cumprir as normas e direitos expedidos pela Diretoria Geral.

Prestar atendimento a outras solicitações da Diretoria de Ensino e Pesquisa, quando  justificadas por esta, em processo de entendimento.