Projetos de Extenão MDER
01.Título: Implantação do programa nacional de segurança do paciente em uma maternidade de Teresina – Piauí
IES: Centro Universitário UNINOVAFAPI
Coordenadoras:
Professora Ms. Carolinne Kilcia Carvalho Sena
Professora Ms. Juliana Macedo Magalhães
Período de realização: Maio de 2016 a dezembro de 2017
Objetivos
Geral: Desenvolver no aluno a capacidade de implementar um programa nacional de saúde em um serviço de saúde local.
Específicos:
Apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente da MDER.
Envolver os pacientes e familiares nesse processo.
Ampliar o acesso dos colaboradores, pacientes e familiares as informações relativas à segurança do paciente.
Sistematizar o conhecimento sobre segurança do paciente.
02.Título: Acolher: em busca da promoção e proteção do aleitamento materno.
IES: Universidade Federal do Piauí - UFPI
Coordenadoras:
Professora. Dra. Maria Cecília Resende Gonçalves de Carvalho
Professora Ms. Ivonete Moura Campelo
Período de realização: Setembro de 2016 a setembro de 2017
Objetivos
Geral:
Desenvolver atividades educativas junto a gestantes atendidas em uma maternidade hospital amigo da criança na cidade de Teresina-PI.
Específicos:
Determinar o perfil sociodemográfio das gestantes atendidas.
Verificar o nível de conhecimento das gestantes sobre seus direitos trabalhistas e sociais.
Informar sobre os direitos trabalhistas e sociais garantidos a mulher (gestante/nutriz).
Possibilitar o conhecimento sobre amamentação, IHAC e legislação vigente para a proteção do aleitamento materno.
Promover a interação entre o conhecimento científico e popular, respeitando a realidade sociocultural das gestantes.
Apresentar os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.
Esclarecer sobre a necessidade do cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno como garantia do credenciamento em HAC.
Dialogar sobre as normas e rotinas HAC para o cumprimento da política de Aleitamento Materno.
Promover a participação dos profissionais da instituição nas atividades realizadas.
03.Título: Programa preventivo para gestantes e bebês (PPGB)
IES: Universidade Federal do Piauí - UFPI
Coordenadoras:
Professora Ms. Lúcia de Fátima Almeida de Deus Moura
Período de realização: Setembro de 2016 a agosto de 2018
Objetivos
Geral:
Sensibilizar mães de crianças usuárias do Sistema Único de Saúde, sobre a importância da saúde bucal e dos meios preventivos de doenças bucais prevalentes.
Específicos:
Realizar atendimentos odontológicos de bebês e palestras educativas as mães.
Realizar o “Teste da linguinha”.
Realizar frenotomias em bebês com diagnóstico de anquiloglossia.
Capacitar alunos do curso de odontologia da UFPI para o atendimento do bebê.
Possibilitar a alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPI acompanhar alunos do curso de graduação nas atividades desenvolvidas no PPGB.
04.Título: Sistematização da assistência de enfermagem ao binômio mãe-filho no sistema de alojamento conjunto
IES: Centro Universitário UNINOVAFAPI
Coordenadoras:
Professora Esp. Magda Coeli V. Sales
Professora Ms. Juliana Macêdo Magalhães
Professora Ms. Carolinne Kilcia Carvalho Sena
Período de realização: Março de 2016 a dezembro de 2017
Objetivos
Geral:
Desenvolver no aluno a capacidade de prestar atenção no binômio mãe-filho no período puerperal e neonatal precoce.
Específicos:
Contribuir com os índices de aleitamento materno.
Estabelecer vínculo afetivo entre mãe e filho.
Permitir aprendizado materno sobre como cuidar do RN.
Reduzir o índice de infecção hospitalar cruzada.
Estimular a participação do pai no cuidado com o RN.
Possibilitar o acompanhamento da amamentação, sem rigidez de horário, visando esclarecer as duvidas da mãe e incentivá-la nos momentos de insegurança.
Orientar e incentivar a mãe (ou pai) na observação de seu filho, visando esclarecer dúvidas.
Reduzir a ansiedade da mãe (ou pai) frente às experiências vivenciadas.
Favorecer a troca de experiências entre as mães.
Melhorar a utilização das unidades de cuidados especiais para RN.
Proporcionar ao acadêmico a vivencia da troca de experiência entre a equipe multiprofissional.