Núcleo de Vigilância Epidemiológica

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), instituído por meio da Portaria Nº de 2013, é o setor responsável pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a vigilância epidemiológica do óbito materno, infantil, fetal, incluindo os de causa  mal definida, bem como a vigilância das doenças de notificação compulsória e agravos de interesse da Saúde Pública. O Núcleo é composto por um coordenador, membros executores e consultivos

A Coordenação do NVE será exercida por profissional de reconhecida capacidade nesta área de atuação, indicado pelo Diretor Técnico ao Diretor Geral e nomeados em Portaria.

São atribuições do NVE:

Elaborar e manter busca ativa para detecção, notificação e investigação dos óbitos materno, infantis e fetais, ocorridos na MDER nos termos das Portarias Nºs1.119/GM/MS, de 5 de junho de 2008, e 72/GM/MS, de 11 de janeiro de 2010.

Detectar, notificar e investigar os agravos constantes da Portaria Nº 5/SVS/MS, de 2006, detectados no ambiente da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), incluindo as atividades de interrupção da cadeia de transmissão de casos e surtos, quando pertinentes, segundo as normas e procedimentos estabelecidos pela SVS/MS.

Incentivar a realização de necropsias ou a coleta de material e fragmentos de órgãos para exames microbiológicos e anátomo - patológico em caso de óbito por causa mal definida ocorrido no ambiente hospitalar.

Desenvolver processo de trabalho integrado aos setores estratégicos da unidade hospitalar, para fins de implementação das atividades de vigilância epidemiológica para acesso às informações necessárias à detecção, monitoramento e encerramento de casos ou surtos sob investigação.

Promover, em parceria com o NEPPS, treinamento continuado para os profissionais dos serviços, estimulando a notificação das doenças no ambiente hospitalar e qualificando a informação sobre mortalidade e nascidos vivos.

Monitorar, avaliar e divulgar o perfil da morbimortalidade hospitalar, incluindo as doenças de notificação compulsória (DNC) detectadas nesse ambiente, subsidiando o processo de planejamento e a tomada de decisão dos gestores do hospital, dos gestores estaduais e dos municipais, além dos sistemas de vigilância e de atenção à saúde.

Apoiar ou desenvolver estudos epidemiológicos sobre o Perfil de mortalidade materna, infantil e fetal no ambiente hospitalar, fundamentando-se nos manuais de: vigilância do óbito materno, infantil, fetal e por causa mal definida.

Cumprir e fazer cumprir as normas e Direitos expedidos pela Diretoria Geral.