07 Agosto, 2023 15:32

Banco de Leite da MDER presta auxílio às mães com dificuldades no processo de amamentação

O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa presta um serviço, por meio do consultório de aleitamento para as mulheres da comunidade, que necessitam de orientações sobre posicionamento, pega e ordenha, além de ser um centro de referência no estado para bancos de leite humano.

“No nosso banco de leite temos uma equipe pronta para receber essas mães e seus filhos e prestar toda a orientação para que o processo de aleitamento materno seja realizado da maneira correta e que atenda às necessidades da mamãe e do bebê. Ele está aberto não só para as pacientes da maternidade, mas para todas as mulheres da comunidade que tiverem filhos e estão com dificuldade na amamentação”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz.

O serviço de consultório de aleitamento do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os agendamentos podem ser realizados por meio do telefone (86) 9 9498-5120.

“É comum a ocorrência de situações próprias à amamentação que podem gerar insegurança e dificultar esse processo. No entanto, a mulher que está amamentando não deve deixar de procurar a ajuda de profissionais de saúde quando perceber situações que dificultem e coloquem em risco o aleitamento materno”, lembra a diretora da maternidade Carmem Ramos.

Banco de Leite

Por mês, o banco de leite da Maternidade Evangelina Rosa processa mais de 120 litros de leite e tem como prioridade alimentar os bebês de alto risco, que estão internados nas UTIs e unidades de cuidados intermediários de todo o Piauí. De acordo com o Ministério da Saúde, no Piauí, durante os últimos 22 anos, 355.452 mulheres foram assistidas e 58.247 recém-nascidos foram beneficiados. Somando todos os estados da região Nordeste, esses números totalizam mais de 11 milhões de mulheres assistidas e mais de 1 milhão de recém-nascidos beneficiados.

“Não só no Agosto Dourado, mas durante todo o ano estamos aqui recebendo doações dessas mães, em processo de amamentação, que estão saudáveis, com leite excedente, que vão contribuir com essa causa nobre, que vai fazer a diferença na vida dos nossos bebês”, reforça Vanessa Paz.

Novo Banco de Leite

O Banco de Leite estará, em breve, sendo transferido para o prédio da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, na zona Leste de Teresina. O local vai permitir dobrar a capacidade de processamento de leite humano e também de atendimentos no consultório de amamentação.

“Vamos ter uma estrutura totalmente equipada com o que há de mais moderno em tecnologia de banco de leite humano e com a capacidade duplicada. Temos a expectativa de ampliar o atendimento aos bebês de alto risco de nosso estado e o auxílio a essas mamães”, pontua a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Leila Santos.