Apresentção da Rede Universitária de Telemedicina - RUTE

Transcrição do site: http://www.polycom.com/ clique aqui

A RUTE integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e certificados de ensino no País, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião inclusive formativa) e educação permanente. Neste sentido, a RUTE disponibiliza uma infraestrutura para vídeo colaboração, entre hospitais universitários, universidades e instituições de saúde, através da RNP, integrandose com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior. O coordenador nacional da RUTE é o Dr. Luiz Ary Messina, incentivador de projetos colaborativos em pesquisa, inovação, gestão, educação e assistência na área da saúde.

Um dos principais trabalhos interinstitucionais na RUTE refere-se à integração e colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem debates, discussões de caso, aulas de Ensino a Distância (EAD) e diagnósticos a distância. Grande parte desta interação e atuação integrada se dá pela plataforma de vídeo colaboração. O principal benefício proporcionado pelo trabalho colaborativo via esta plataforma é a superação das distâncias.

A RUTE está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, o qual é uma iniciativa do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica e especializada no Sistema Único da Saúde (SUS), proporcionando interação pelo ensino e serviço por meio de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) de modo a promover a Teleassistência, a Teleducação, o Telediagnóstico, a Telessaúde, a pesquisa colaborativa, a gestão, o monitoramento, o acompanhamento e a avaliação. Atualmente, a RUTE possui 122 unidades operacionais e 57 Grupos de Interesse Especial (SIGs) envolvendo mais de 300 instituições por todo o País.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa representa uma dessas instituições conectadas a RUTE. Nesta Instituição Hospitalar, a RUTE é parte integrante da Diretoria de Ensino e Pesquisa e teve sua reestruturação funcional a partir do segundo semestre de 2016, com exibição de 21 sessões de videoconferência, sob temas diversos, contando com um total de 86 participantes.