Psicologia

Supervisão da Psicologia:

O Serviço de Psicologia é o setor responsável por promover planejamento, ações e atendimentos psicológicos, buscando prevenir o adoecimento psíquico, como também desenvolver práticas visando a saúde mental e a qualidade psíquica e comportamental de pacientes, familiares e da equipe multiprofissional que presta assistência na MDER.

A Supervisão do Serviço de Psicologia será exercida por profissional com graduação em Psicologia, em pleno exercício da profissão há mais de 02 anos na MDER, com reconhecida experiência na área de atuação. O Supervisor (a) será indicado (a) pelo Diretor Técnico Assistencial ao Diretor Geral e nomeado pelo Secretário de Saúde do Estado.

Competências do Serviço de Psicologia:

1- Desenvolver ações que visem à saúde mental das gestantes, puérperas, familiares e/ou acompanhantes e da equipe multiprofissional.

2- Realizar atendimento psicológico às gestantes e puérperas no Instituto de Perinatologia Social – IPS, como também as que se encontram na área de internação.

3- Realizar apoio e orientações a familiares e/ou acompanhantes de gestantes ou puérperas.

4- Participar da preparação do trabalho de parto e/ou do parto, quando se fizer necessário ou solicitado.

5 Participar de grupos a gestantes e puérperas que estimulem e informem sobre o Aleitamento Materno.

6- Prestar assistência Psicológica às famílias com bebês na UTIN – Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e UCINCO – Unidade de Cuidados Intermediários Convencional.

7- Realizar apoio na Comunicação de notícias difíceis, como: óbitos materno, perinatal e natimorto, Rn com malformação e outras situações.

8- Participar do Atendimento Humanizado ao Recém Nascido de Baixo peso, seguindo as normas e recomendações do Método Canguru.

9- Realizar acolhimento e escuta qualificada às pessoas vítimas de violência sexual a ser realizado no SAMVVIS – Serviço de atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, quando solicitado e seguindo escala de referência.

10- Participar de estudos de casos no Projeto Terapêutico Singular / Encontro canguru, nos aspectos que envolvem a Psicologia.

11- Contribuir e participar dos Cursos de Sensibilização do Método Canguru, destinados aos colaboradores da MDER como Psicólogos Tutores.

12- Prestar atendimento Psicoterápico aos colaboradores da MDER, quando necessário.

13- Contribuir em atividades e grupos de Humanização, como: CTH e Colegiado Gestor, quando for solicitado ou se fizer necessário.