Divulgações

SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA MDER 
 
Janaisis Sousa Ripardo* 
Márcio Cristiano Melo da Costa** 
Joselyne Val de Oliveira Duarte*** 
 
 
A Gestão da Maternidade Dona Evangelina Rosa -MDER, empenhada na qualidade dos 
trabalhos assistenciais realizados pela Instituição, vem desenvolvendo atividades voltadas para 
a qualificação de todo o seu corpo funcional. 
 
Em virtude disso, criou -se em agosto de 2016 sob a Portaria SESAPI/GAB N° 
1325/2016 a Diretoria de Ensino e Pesquisa, visando incorporar todo o processo de 
desenvolvimento de ensino -aprendizagem e pesquisa no âmbito da MDER. No que diz 
respeito a sua composição, está representada pelo Diretor de Ensino e Pesquisa, Supervisão de 
Ensino, Supervisão de Extensão, Supervisão de Pesquisa e Coordenação do Núcleo de 
Educação Permanente e Práticas de Saúde-NEPPS. 
 
Com a proposta de dar melhoria no processo ensino -aprendizagem, sobretudo 
relacionado aos segmentos funcionais da Instituição, o NEPPS foi reestruturado e 
regulamentado em julho de 2016, por meio da Portaria N° 28, dando ao mesmo uma 
representatividade fundamental para a formação e capacitação dos servidores da MDER, 
buscando qualificar a atenção oferecida e melhorar a satisfação dos profissionais atuantes. 
 
A verdadeira dimensão do processo da Educação Permanente na MDER, proposto no 
destaque, constata-se quando, no segundo semestre de 2016, foram qualificados mediante 
cursos diversos: Treinamento NSP-Módulo I: Identificação do Paciente; Palestra 
Transformacional a Boa Sorte; Treinamento do Sistema MV (faturamento); Treinamento de 
Curativos-MEDCAL LIFE; Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica – CANP; 
Simulação Realística de Cirurgias Seguras de Neonatologia; Palestra “Segurança do Paciente e 
Controle de Infecção”-Unicamp; Estratégia para Redução da Morbimortalidade por Infecção 
Relacionada à Assistência em Neonatologia; Segurança Cirúrgica; Palestra sobre Valorização à 
Vida; Treinamento NSP-Módulo II: Identificação do Paciente; Curso “Manejo Clínico da 
Lactação”-Hospital Amigo da Criança; Curso “Manejo Clínico da Lactação”-2º turma; Curso 
“Método Canguru”-1° turma; Treinamento: Noções Básicas de Prevenção e Controle a 
Incêndio; Treinamento NSP-Módulo I: Gerenciamento de Risco e Identificação do Paciente; 
Treinamento NSP-Módulo II: Protocolo de Quedas e Protocolo do Acompanhante e Visita; 
Capacitação para Controle de Infecção Hospitalar (limpeza terminal e concorrente). Foram 
totalizadas 19 atividades de educação permanente e 1.741 servidores qualificados. 
 
Acrescenta-se que foram realizadas, também no segundo semestre do referido ano 21 
Sessões de Rede Universitária de Telemedicina-RUTE, com 86 participantes, que foram as 
seguintes: Tele Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos; TELEREDEBLH-Tele Rede de Bancos de 
Leite Humano; Simulação em Saúde, Simulação em Ginecologia e Obstetrícia; Técnico 
Operacional RUTE-Discussão dos Resultados da Avaliação Operacional das Sessões dos SIGS do 
mês de Julho; Perinatologia, Anemias na Gravidez; Infecções Congênitas Materno Infantis, 
Imunizações Contra Infecções na Gestão; TELEREDEBLH-Tele Rede de Bancos de Leite 
Humano; Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade; TELEENFERMAGEM, 
TELECAPACITAÇÃO: Sistematização da Assistência de Enfermagem (CIPE) e Indicadores de 
Segurança do Paciente; Patologia Cervical Uterina, Recomendações para o Rastreamento do 
 
Carcinoma do Colo do Útero; Endocrinologia Pediátrica, Síndrome de Cushing: Desafio 
Diagnóstico em Paciente de 2 anos; Mastologia; Discussão de Casos para o Internato; 
TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Teoria de Médio Alcance de 
Amamentação: Tecnologia de Cuidado; Perinatologia, Doenças Hepáticas Próprias da Gravidez; 
Infecções Congênitas Materno Infantis, Toxoplasmose na Gestação; Enfermagem Intensiva e 
de Alta Complexidade, Drogas em Terapia Intensiva: da Segurança do Paciente a Prática 
Profissional de Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos, Cuidado Farmacêutico com Pacientes 
com Ar; Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Ensino de Urgência / Emergência na Residência 
Médica; TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Painel de Experiências 
Internacionais: Avanços na Carta de Brasília III e os ODS. 
do Útero; Endocrinologia Pediátrica, Síndrome de Cushing: Desafio 
Diagnóstico em Paciente de 2 anos; Mastologia; Discussão de Casos para o Internato; 
TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Teoria de Médio Alcance de 
Amamentação: Tecnologia de Cuidado; Perinatologia, Doenças Hepáticas Próprias da Gravidez; 
Infecções Congênitas Materno Infantis, Toxoplasmose na Gestação; Enfermagem Intensiva e 
de Alta Complexidade, Drogas em Terapia Intensiva: da Segurança do Paciente a Prática 
Profissional de Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos, Cuidado Farmacêutico com Pacientes 
com Ar; Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Ensino de Urgência / Emergência na Residência 
Médica; TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Painel de Experiências 
Internacionais: Avanços na Carta de Brasília III e os ODS. 
 
As linhas de pesquisas em processo de implantação na MDER são as seguintes: 
Atenção a Saúde do Recém-Nascido: Promoção, Educação e Assistência, em Especial, ao 
Prematuro, responsável: Professora Mestra, Marisa Fortes de Cerqueira Pereira da Silva. 
Promoção, Educação e Cuidados de Fisioterapia na Saúde Materno -Infatil, responsável: 
Professora Laysa Monte Aguiar Falcão. Nutrição na Gestação, Infância e Adolescência, 
responsável: Professora Dra. Carmen Viana Ramos e Professora Esp. Vanessa Maria Moura 
Paz. Promoção, Educação Vigilância e Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher e da 
Criança, responsável: Professora Elisiane Gomes Bonfim. Mortalidade Materna Neonatal e 
Perinatal, responsável: Dra. Isabel Marlucia Lopes Moreira de Almeida. Doença Trofoblástica 
Gestacional, responsável: Dr. José Arimatéia dos Santos Júnior. Modificações Fisiológicas 
Materno-Fetais, responsável: Dr. Jailson Costa Lima.**** 
 
Com a finalidade de dar continuidade à construção do processo de qualidade da 
MDER, a Diretoria de Ensino e Pesquisa juntamente com o NEPPS, busca aprimoramento do 
processo de ensino-aprendizagem e da pesquisa, visando o alcance da qualificação do corpo 
funcional desta Instituição. A seguir trecho transcrito da entrevista com a coordenadora do 
NEPPS sobre a perspectiva para o avanço da educação permanente nesse ano: “Os avanços 
almejados dizem respeito à produção de conhecimentos no cotidiano, a partir da realidade 
vivida pelos envolvidos, de acordo com os problemas enfrentados no dia -a-dia do trabalho e 
as experiências dos mesmos, como base de interrogação e mudança. A busca pela qualificação 
e aperfeiçoamento do corpo de funcionários da MDER, traduzem o desejo pelo conhecimento, 
para que assim possa se construir um sistema produtor de saúde de forma bem articulada, 
onde o profissional sinta-se seguro frente às dificuldades.” 
 
 
Desta forma, percebe-se estar havendo uma verdadeira evolução no processo de 
tornar apto cada integrante dos diferentes segmentos funcionais da MDER, prevendo-se um 
amanhã pleno de objetivos alcançados no campo do conhecimento e de sua aplicação no 
trabalho desenvolvido nesta Instituição Hospitalar. 
 
*Funcionários: Técnico Administrativo NEPPS -MDER 
** Enfermeiro NEPPS -MDER 
*** Enfermeira NEPPS -MDER 
 
****FONTE: RELATÓRIO CONJUNTO DA DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA/ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE 
E PRÁTICAS DE SAÚDE, ANO 2016.