Divulgações
SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA MDER
Janaisis Sousa Ripardo*
Márcio Cristiano Melo da Costa**
Joselyne Val de Oliveira Duarte***
A Gestão da Maternidade Dona Evangelina Rosa -MDER, empenhada na qualidade dos
trabalhos assistenciais realizados pela Instituição, vem desenvolvendo atividades voltadas para
a qualificação de todo o seu corpo funcional.
Em virtude disso, criou -se em agosto de 2016 sob a Portaria SESAPI/GAB N°
1325/2016 a Diretoria de Ensino e Pesquisa, visando incorporar todo o processo de
desenvolvimento de ensino -aprendizagem e pesquisa no âmbito da MDER. No que diz
respeito a sua composição, está representada pelo Diretor de Ensino e Pesquisa, Supervisão de
Ensino, Supervisão de Extensão, Supervisão de Pesquisa e Coordenação do Núcleo de
Educação Permanente e Práticas de Saúde-NEPPS.
Com a proposta de dar melhoria no processo ensino -aprendizagem, sobretudo
relacionado aos segmentos funcionais da Instituição, o NEPPS foi reestruturado e
regulamentado em julho de 2016, por meio da Portaria N° 28, dando ao mesmo uma
representatividade fundamental para a formação e capacitação dos servidores da MDER,
buscando qualificar a atenção oferecida e melhorar a satisfação dos profissionais atuantes.
A verdadeira dimensão do processo da Educação Permanente na MDER, proposto no
destaque, constata-se quando, no segundo semestre de 2016, foram qualificados mediante
cursos diversos: Treinamento NSP-Módulo I: Identificação do Paciente; Palestra
Transformacional a Boa Sorte; Treinamento do Sistema MV (faturamento); Treinamento de
Curativos-MEDCAL LIFE; Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica – CANP;
Simulação Realística de Cirurgias Seguras de Neonatologia; Palestra “Segurança do Paciente e
Controle de Infecção”-Unicamp; Estratégia para Redução da Morbimortalidade por Infecção
Relacionada à Assistência em Neonatologia; Segurança Cirúrgica; Palestra sobre Valorização à
Vida; Treinamento NSP-Módulo II: Identificação do Paciente; Curso “Manejo Clínico da
Lactação”-Hospital Amigo da Criança; Curso “Manejo Clínico da Lactação”-2º turma; Curso
“Método Canguru”-1° turma; Treinamento: Noções Básicas de Prevenção e Controle a
Incêndio; Treinamento NSP-Módulo I: Gerenciamento de Risco e Identificação do Paciente;
Treinamento NSP-Módulo II: Protocolo de Quedas e Protocolo do Acompanhante e Visita;
Capacitação para Controle de Infecção Hospitalar (limpeza terminal e concorrente). Foram
totalizadas 19 atividades de educação permanente e 1.741 servidores qualificados.
Acrescenta-se que foram realizadas, também no segundo semestre do referido ano 21
Sessões de Rede Universitária de Telemedicina-RUTE, com 86 participantes, que foram as
seguintes: Tele Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos; TELEREDEBLH-Tele Rede de Bancos de
Leite Humano; Simulação em Saúde, Simulação em Ginecologia e Obstetrícia; Técnico
Operacional RUTE-Discussão dos Resultados da Avaliação Operacional das Sessões dos SIGS do
mês de Julho; Perinatologia, Anemias na Gravidez; Infecções Congênitas Materno Infantis,
Imunizações Contra Infecções na Gestão; TELEREDEBLH-Tele Rede de Bancos de Leite
Humano; Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade; TELEENFERMAGEM,
TELECAPACITAÇÃO: Sistematização da Assistência de Enfermagem (CIPE) e Indicadores de
Segurança do Paciente; Patologia Cervical Uterina, Recomendações para o Rastreamento do
Carcinoma do Colo do Útero; Endocrinologia Pediátrica, Síndrome de Cushing: Desafio
Diagnóstico em Paciente de 2 anos; Mastologia; Discussão de Casos para o Internato;
TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Teoria de Médio Alcance de
Amamentação: Tecnologia de Cuidado; Perinatologia, Doenças Hepáticas Próprias da Gravidez;
Infecções Congênitas Materno Infantis, Toxoplasmose na Gestação; Enfermagem Intensiva e
de Alta Complexidade, Drogas em Terapia Intensiva: da Segurança do Paciente a Prática
Profissional de Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos, Cuidado Farmacêutico com Pacientes
com Ar; Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Ensino de Urgência / Emergência na Residência
Médica; TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Painel de Experiências
Internacionais: Avanços na Carta de Brasília III e os ODS.
do Útero; Endocrinologia Pediátrica, Síndrome de Cushing: Desafio
Diagnóstico em Paciente de 2 anos; Mastologia; Discussão de Casos para o Internato;
TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Teoria de Médio Alcance de
Amamentação: Tecnologia de Cuidado; Perinatologia, Doenças Hepáticas Próprias da Gravidez;
Infecções Congênitas Materno Infantis, Toxoplasmose na Gestação; Enfermagem Intensiva e
de Alta Complexidade, Drogas em Terapia Intensiva: da Segurança do Paciente a Prática
Profissional de Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos, Cuidado Farmacêutico com Pacientes
com Ar; Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Ensino de Urgência / Emergência na Residência
Médica; TELEREDEBLH -Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Painel de Experiências
Internacionais: Avanços na Carta de Brasília III e os ODS.
As linhas de pesquisas em processo de implantação na MDER são as seguintes:
Atenção a Saúde do Recém-Nascido: Promoção, Educação e Assistência, em Especial, ao
Prematuro, responsável: Professora Mestra, Marisa Fortes de Cerqueira Pereira da Silva.
Promoção, Educação e Cuidados de Fisioterapia na Saúde Materno -Infatil, responsável:
Professora Laysa Monte Aguiar Falcão. Nutrição na Gestação, Infância e Adolescência,
responsável: Professora Dra. Carmen Viana Ramos e Professora Esp. Vanessa Maria Moura
Paz. Promoção, Educação Vigilância e Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher e da
Criança, responsável: Professora Elisiane Gomes Bonfim. Mortalidade Materna Neonatal e
Perinatal, responsável: Dra. Isabel Marlucia Lopes Moreira de Almeida. Doença Trofoblástica
Gestacional, responsável: Dr. José Arimatéia dos Santos Júnior. Modificações Fisiológicas
Materno-Fetais, responsável: Dr. Jailson Costa Lima.****
Com a finalidade de dar continuidade à construção do processo de qualidade da
MDER, a Diretoria de Ensino e Pesquisa juntamente com o NEPPS, busca aprimoramento do
processo de ensino-aprendizagem e da pesquisa, visando o alcance da qualificação do corpo
funcional desta Instituição. A seguir trecho transcrito da entrevista com a coordenadora do
NEPPS sobre a perspectiva para o avanço da educação permanente nesse ano: “Os avanços
almejados dizem respeito à produção de conhecimentos no cotidiano, a partir da realidade
vivida pelos envolvidos, de acordo com os problemas enfrentados no dia -a-dia do trabalho e
as experiências dos mesmos, como base de interrogação e mudança. A busca pela qualificação
e aperfeiçoamento do corpo de funcionários da MDER, traduzem o desejo pelo conhecimento,
para que assim possa se construir um sistema produtor de saúde de forma bem articulada,
onde o profissional sinta-se seguro frente às dificuldades.”
Desta forma, percebe-se estar havendo uma verdadeira evolução no processo de
tornar apto cada integrante dos diferentes segmentos funcionais da MDER, prevendo-se um
amanhã pleno de objetivos alcançados no campo do conhecimento e de sua aplicação no
trabalho desenvolvido nesta Instituição Hospitalar.
*Funcionários: Técnico Administrativo NEPPS -MDER
** Enfermeiro NEPPS -MDER
*** Enfermeira NEPPS -MDER
****FONTE: RELATÓRIO CONJUNTO DA DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA/ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
E PRÁTICAS DE SAÚDE, ANO 2016.