Casa da Gestante

A Casa da Gestante , Bebe e Puérpera (CGBP), que  foi inaugurada em outubro de 2016,  é uma extensão da Maternidade Dona Evangelina Rosa ( MDER) localizada na Avenida São Raimundo, nº 818 – Bairro Piçarra, próximo ao Mercado da Piçarra. Um local criado para acolher, orientar, cuidar e acompanhar gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que necessitam de observação diária, mas não precisam permanecer no ambiente hospitalar.
A CGBP tem capacidade para 20 leitos para gestantes, em cuidados que não precisam de internação hospitalar, ou mulheres que tiveram filhos prematuros internados e que precisam ficar em contatos com seus bebês, bem como, ainda, as que tiverem recém-nascido na Unidade de Terapia Insensível Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).
Uma estratégia da Rede Cegonha, que, através de uma equipe multiprofissional - com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas - monitora as mães ou as gestantes, para dar suporte 24 horas em um ambiente que é uma interfase entre a residência da paciente e o setor hospitalar, possibilitando assim, uma assistência para as pacientes que não estão no perfil de uma internação, mas, que precisam de monitoramento.
A MDER é responsável técnica e administrativa pela Unidade, e é encarregada do transporte da gestante, recém-nascido e puérpera para atendimento imediato às intercorrências, de acordo com a necessidade clínica. Além disso, a Maternidade fornece todas as refeições e medicamentos necessários às pacientes diariamente.
O médico realiza uma visita diária, de acordo com o quadro clínico, segundo o plano de cuidados, ou quando solicitada pela equipe de enfermagem e um enfermeiro de segunda à sexta-feira, em regime de 40 horas semanais, e acompanhamento por técnico de enfermagem nas 24 horas do dia durante os sete dias da semana. Os demais profissionais trabalharam de acordo com a demanda. A Casa da Gestante tem ainda visita aberta, com horários ampliados e flexíveis.