Acadêmicos de enfermagem participam de capacitação sobre Segurança do Paciente
* Por Elis Pegado
De maneira continua o Núcleo de Segurança de Paciente (NSP), da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), realiza treinamentos aos servidores e estagiários que atuam em diversos setores e que participam das atividades de forma ativa. As capacitações têm como propósito melhorar o conhecimento dos funcionários se baseando nas seis metas de segurança do paciente.
Com um ciclo de capacitação que vem acontecendo desde o inicio do ano de 2016, o núcleo iniciou mais um ciclo, neste último mês de março, para capacitar acadêmicos de enfermagem que estão estagiando na Unidade de Saúde. O Núcleo de Segurança do Paciente realizou capacitações sobre os módulos para dar uma assistência mais qualificada e segura para o binômio mãe e filho, pautado em protocolo e oferecendo uma assistência padronizada na Casa evitando erros associados ao cuidado.
Segundo a enfermeira do NSP Rhoshana Chrysthyanne Amélia Nunes Barros, as capacitações têm como objetivo garantir o treinamento dos profissionais nos protocolos do Núcleo de Segurança do Paciente, garantindo uma boa assistência aos pacientes desta instituição, reduzindo os eventos adversos causados por falha na assistência. “As formações é um forte aliado para essas mudanças que estão sendo implantadas na Evangelina Rosa, além de ajudar na melhoria dos serviços oferecidos pela unidade de saúde. Desta vez o curso esta sendo voltado para os acadêmicos de enfermagem que estarão atuando por um período de estágio dentro da unidade”, diz.
Rhoshana Chrysthyanne comenta ainda que a ideia é aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo desenvolvido. "A expectativa é melhorar os registros das demandas apresentadas pelas pacientes, organizando o fluxo da assistência. Quando os profissionais estão capacitados são responsáveis por uma melhoria de aproximadamente 60% das atividades dos serviços. Todos os serviços dependem de todos os setores e a mudança de atitudes, faz toda a diferença na qualidade. Os acadêmicos é um forte aliado, pois chegam cheios de disponibilidade apara aprender. E aprendem de forma correta”, destaca.
Ruhan Ribeiro dos Santos, acadêmico de enfermagem, afirma que todas as capacitações são de extrema importância. “As formações são de grande importância, me considero privilegiado em poder participar junto com os demais colegas. Foi uma grande experiência. Profissionais capacitados ministraram a formação e assim aprendemos muito mais”, pontua.
As capacitações é uma iniciativa no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e conta com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEEPS) da Evangelina Rosa.