04 Dezembro, 2017 15:26

Banco de Leite da Evangelina é credenciado mais uma vez com Padrão Ouro

Elis Pegado
Mãe amamentando

* Por Astrid Lages

Criado há 30 anos, o  Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) foi credenciado nacionalmente com  qualificação máxima da Rede Global  de Bancos de Leite Humano, na Categoria A, com Padrão Ouro - pelo segundo ano consecutivo. O resultado foi anunciado nesta sexta (1º/12)), durante encontro no Rio de Janeiro.  O Banco de Leite da Mder foi avaliado pelo sistema de informação dos seus  processos. A partir de 2018 serão somados novos critérios como estrutura física, equipamentos e recursos humanos.

O Banco de Leite Humano (BLH), desde sua criação em 1987, já levou outras vezes credenciamento Padrão Ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite. A última delas ocorreu no ano de 2016. 

O processo é resultante da articulação da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com a Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da Mder, nutricionista Vanessa Paz, essa é uma ação estruturante e reguladora da gestão dos processos de trabalho no âmbito dos bancos de leite humano. “O objetivo é verificar o grau de conformidade que o banco de leite atinge na operacionalização do Sistema de Informação que a rede executa, onde mensalmente todos os bancos de leites cadastrados registram seus processos”, explicou. 

Ao cumprir todos os requisitos que constam no edital do processo de credenciamento, os bancos de leites são credenciados de acordo com os mesmos, segundo informou Vanessa Paz. O Padrão Ouro se enquadra no item de pontuação 90 - 103. 

É importante ressaltar vários critérios são avaliados em números, sendo que dentre esses alguns chamam atenção, como é o caso dos atendimentos individuais e em grupo no último ano. Em junho de 2016 foram realizados 280 atendimentos em grupo. Em junho deste ano esse número aumentou para 2419. Já os individuais aumentaram de 102 para 1931, ou seja, reforço expressivo no trabalho da equipe do Banco de Leite da Evangelina. Já o número de mães doadoras aumentou mais de 50 %. “Todos esses indicadores são resultado de um trabalho integrado com equipe tem como foco principal cumprir metas e prestar serviço de qualidade para a clientela de prematuros da maternidade”, conclui Vanessa. 

Doações 

Apesar do trabalho permanente de captação de mães dispostas a doar, devido às festas de fim de ano e férias escolares ocorre um baixa no estoque de leite

A Evangelina Rosa oferece um serviço de disque doação, onde profissionais capacitados esclarecem dúvidas acerca da doação de leite humano e amamentação em geral. As interessadas em doar podem ligar para 0800 280 2522 ou (86)3228 -2022 e receber as orientações de como proceder. A doadora não precisa se deslocar até a maternidade, já que o banco dispõe de um veículo que vai até residência da doadora receber o leite coletado.