06 Outubro, 2022 14:46

Bebê em UTI há 20 meses recebe tratamento domiciliar

Desde os primeiros minutos de vida a pequena Elisa Maria precisou de cuidados especiais. Após o nascimento em janeiro de 2021, ela foi internada na UTI Neonatal da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). O bebê foi diagnosticado com Osteogenese Imperfeita, popularmente conhecida como “Ossos de “Vidro”, com facilidade para múltiplas fraturas.

Em seu tempo de internação passou por diferentes procedimentos. A médica responsável pela paciente e pelo fornecimento do laudo, Ivana Kelly, explica que foi necessário fazer traqueostomia, por conta do bebê não conseguir respirar sem a ajuda de aparelho e que também foi necessário fazer gastrostomia por não conseguir sugar.

Nesta quarta-feira (05), Mônica Priscila Rodrigues Moura, mãe da bebê Elisa Maria comemora a alta hospitalar. A criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Dona Evangelina Rosa, desde janeiro de 2021, são 20 meses, e através do Serviço de Atenção Domiciliar do município de Francinópolis a família pode levar o bebê para casa, através de tratamento em Home Care.

A médica Ivana Kelly, informou que a longa permanência da criança na UTI predispõe a inúmeras infecções. “Existem muitos riscos à permanência de um paciente por muito tempo em um hospital, principalmente se for um bebê. Mas com as orientações da Equipe Multiprofissional da Maternidade Evangelina Rosa, a família conseguiu realizar todos os ajustes na residência e pode levar a criança para continuar o tratamento em casa. Esse é o segundo Home Care realizado na Evangelina Rosa e estamos comemorando esta conquista. Oferecendo assim, uma melhor qualidade de vida a criança e a família”, destaca a médica.

Ivana explica ainda que a criança desde o nascimento recebe administração de medicação para fortalecimento dos ossos. “Desde o Nascimento, Elisa Maria fez uso a cada dois meses, de uma medicação chamada pamidronato, exatamente para aumentar a densidade mineral óssea, fortalecendo os ossos e reduzindo a possibilidade de fraturas. A medicação é endovenosa e deve ser mantidos até os dois anos sem ter fratura. Então ela já está bem próximo disso, já que tem 1 ano e 8 meses e nunca apresentou fratura na internação”, explica a médica.

A família reside no município de Francinópolis e comemora a chegada da Elisa Maria. “Estamos em festa. Fiquei com minha filha durante 1 ano e 8 meses na Evangelina Rosa e agora podemos cuidar da minha bebê com o carinho de toda a família. Agradecemos todo o cuidado oferecido para minha filha pela equipe de profissionais da Evangelina Rosa. Estamos muito felizes”, comemora a mãe.