11 Outubro, 2017 12:18

Bebês da Unidade Canguru ganham homenagem na MDER pelo Dia das Crianças

foto: Astrid Lages

por Astrid Lages

Os bebês da unidade Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) receberam uma festa em comemoração ao Dias das Crianças nessa terça (10). Durante o momento, as cerca de 30 mulheres que estão acolhidas nas enfermarias estavam com seus bebês acomodados da posição Canguru durante todo o evento, que se transformou em um momento especial com muita música e orações, tudo em altura moderada para não incomodar os pequenos homenageados.

 

A médica neonatologista, Izabel Almeida, falou durante a comemoração. “A criança é a origem da vida e aqui estão as mamães extremamente corajosas e bebês muitos valentes”, disse ela, lembrando que são bebês que já passaram por ventilação por Cpap ( máscara que facilita entrada de ar para os pulmões) e alguns por cirurgias. “Cada um tem sua história de vida, mas hoje é um dia de alegria pra festejar o Dia da Criança”, comemorou.

 

Equipe reunida durante comemoração

 

Para a psicóloga, tutora no Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Lydia Pires, todas as datas são comemoradas. “Esse ambiente se torna a casa delas, algumas chegam a passar três meses e essas confraternizações mobiliza de forma positiva”, explicou Lydia contando que essas datas são  muito positivo pra elas.

O método 


O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai. Isto ocorre de forma gradativa. Inicialmente os pais tocam seu filho, para depois colocá-lo na posição canguru. Este contato do recém-nascido com os seus pais inicia de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis.

 

O evento na Unidade Canguru, onde mãe e bebê recebem atendimento humanizado, foi parte das atividades desenvolvidas em comemoração à data. Lá, todas as datas são comemoradas com o intuito de tornar o ambiente mais acolhedor, já que algumas chegam a passar três meses na maternidade. Essa Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal foi implantada há 13 anos e é referência em atendimento a crianças prematuras que ficam em contato com as mães até receberem alta. Eles recebem atendimento de equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros.