02 Outubro, 2017 17:30

Curso sobre Brigada de Incêndio finaliza com aulas praticas entre os colaboradores da Evangelina Rosa

Elis Pegado
Profissionais participando do Curso Brigada de Incêndio

* Elis Pegado

Os profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) participaram do curso de formação em brigadista com o objetivo de treinar os colaboradores para aturem na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

O curso que teve duração de 40h/aulas, com parte teórica e praticas, encerrou nesta última sexta-feira (29). Durante as aulas os profissionais acompanharam a exposição de alguns dos materiais operacionais, exercícios simulados, além de ações emergenciais, como: identificação da situação, alarme e abandono de área, corte de energia, acionamento do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros e combate ao principio de incêndio. 

 

Nesta primeira formação, os participantes estão sendo capacitados para atuarem na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. Com o encerramento desta primeira turma, outra será formada, com data a ser definida.

Segundo Antônio Carlos da Silva Lira, tenente do Corpo de Bombeiros de Teresina e ministrante do curso, esta é uma grande oportunidade para os profissionais. “Essa capacitação é muito importante, pois em caso de emergência toda ajuda é importante, um pouco de conhecimento em cada área, é sempre muito bom para o crescimento do profissional, independente da área que atua”, comenta.

“Esta foi uma grande oportunidade. Aproveitei a oferta do curso para me capacitar. Já queria ter feito antes, mas não deu por condições financeiras, quando soube que seria ministrado o curso na Evangelina Rosa gratuitamente, vi a oportunidade. Este é um curso de grande importância, pois agora estamos capacitados para colaborar caso seja necessário”, comenta Ismael Araújo de Sousa, participante do curso e maqueiro da MDER.

O curso é uma parceria entre o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho com o tenente do Corpo de Bombeiros de Teresina, Antônio Carlos da Silva Lira