22 Fevereiro, 2018 17:36

Equipamentos irão melhorar o atendimento de pacientes da Evangelina Rosa e HGV

Elis Pegado
Entrega de equipamentos

* Elis Pegado / com informações de Denise Nascimento

Por meio do programa Renova Saúde, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, entregou na tarde desta quinta-feira (22) mais de um milhão em equipamentos para a modernização da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

A solenidade de entrega aconteceu com a participação da vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, Deputados Assis Carvalho e Julio Arcoverde, além da equipe da Sesapi e direção da Evangelina Rosa e HGV, entre outros.

Segundo Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde este é um avanço nas condições de atendimento. “São equipamentos de última geração. É um avanço na melhoria e nas condições de atendimento da Evangelina Rosa e HGV, além de uma atualização tecnológica permitindo que estejamos oferecendo serviços com equipamentos modernos”, pontua.

Para o médico Francisco Macedo, diretor geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, os equipamentos demonstram uma preocupação que o Governador Wellington Dias e o Secretario Florentino Neto possuem para melhorar o atendimento das pessoas do nosso Estado. “Foi um investindo de mais de um milhão de reais em equipamentos que possuem uma grande importância para a Maternidade Evangelina Rosa, oferecendo melhores condições de atendimento para mães e bebês. Equipamentos que são bem vindos. Estamos trabalhando para que a maternidade continue sendo referência no atendimento da gestante de alto risco”, afirma.

O programa Renova Saúde tem como objetivo modernizar o parque tecnológico da Rede Hospitalar Estadual, além de garantir a melhoria na qualificação da assistência, maior resolutividade e ampliação de acesso aos serviços de saúde à população em todo o Piauí.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu 35 bombas de infusão, 20 monitores multiparâmetro, dois aspiradores de secreção elétrico móvel, eletricocardiógrafo, coposcópio, 14 incubadoras microprocessadas para cuidados intermediários e seis aparelhos para fototerapia.  No HGV foram entregues três eletrocardiógrafos, duas mesas cirúrgicas elétricas e bisturi ultrassônico.  Totalizando cerca 1,7 milhões em investimentos para as Unidades de Saúde.

Os recursos da aquisição dos equipamentos são oriundos do Tesouro Estadual. Com mais de 12 milhões investidos em sua primeira etapa, a ação também vai equipar os hospitais públicos do interior com instrumentos de ponta, facilitando o acesso a cirurgias mais modernas.

Mais investimento 

O Renova Saúde já entregou equipamentos para os seguintes Hospitais; Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, Hospital Regional Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, Hospital Regional de Campo Maior, Hospital Regional Manoel Sousa Santos, em Bom Jesus, Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí, Hospital Regional Justino Luz, em Picos e Hospital Local João Luís de Moraes, em Demerval Lobão.