25 Abril, 2017 15:15

Evangelina investe na saúde de seus colaboradores

Astrid Lages
Reunião define últimos detalhes da implantação do Projeto

*Por Astrid Lages

A partir do mês de maio, os colaboradores da Maternidade Dona Evangelina Rosa serão beneficiados pelo Programa Bem Estar do Servidor, atuando em duas vertentes: ginástica laboral, aberta a todos os colaboradores, e o Programa do Servidor Púbico Estadual para a Aposentadoria (PPA) que acolhe o servidor em idade para se aposentar. A ação é uma parceria entre a Maternidade, Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Estado da Administração (SeadPrev), e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Pelo PPA, uma equipe de profissionais prepara os servidores nessa fase de transição para aposentadoria em que novas perspectivas se abrem com oportunidades e possibilidades para vivenciar um novo projeto de vida. O Programa objetiva valorizar o servidor público estadual, de acordo com o Estatuto do Idoso.

Segundo a psicóloga da SeadPrev, Joseane Sales, o PPA atua para tentar desmistificar a aposentadoria, que não é o fim, mas uma nova – e importante – fase da vida. “Existe um índice de depressão muito grande nesse momento porque o servidor muitas vezes não esta preparado. E esse Programa visa reduzir os impactos negativos”, esclarece, reiterando que o servidor será preparado para a aposentadoria e orientado ao que possa fazer depois do processo. Para isso, conta com educadores físicos, psicólogos e fisioterapeutas além de palestras com profissionais sobre temas pertinentes a esse período da vida profissional.

Especificamente para os profissionais da Mder, que trabalham em ambiente hospitalar de uma maternidade muito grande e que atende pessoas de todo o Estado e também do Maranhão, nos casos de alta complexidade, tanto para mãe quanto para o bebê, o nível de stress e ansiedade muita alta, segundo explica coordenadora do Serviço de Psicologia da Maternidade, psicóloga Lorena Vilarinho. “Acreditamos que esse Projeto, como o próprio nome já diz, vai promover mais bem estar para nossos servidores”, reforça.

Dentre os objetivos das atividades da ginástica laboral está o de estimular os colaboradores a praticar esporte e a adotar hábitos saudáveis para a vida. Para o fisioterapeuta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Wesley Meneses, as atividades devem atuar como fator de prevenção de problemas de saúde com aulas que trabalharão, tanto o corpo, como a mente, além de palestras com profissionais sobre saúde da mulher, do homem, ergonomia, postura correta, etc.

O Programa será realizado por adesão, ou seja, qualquer servidor está apto a participar e deve acontecer duas vezes por semana, a partir do próximo mês.

A MDER conta hoje com cerca de 1600 colaboradores, dentre médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde além de trabalhadores administrativos.