10 Abril, 2019 14:40

Evangelina realiza manutenção de extintores

*por Astrid Lages

O  Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho  ( NSST) da Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER)  realiza rotineiramente vistoria dos extintores da Instituição. A recarga é realizada, por uma empresa especializada, anualmente, de acordo com cronograma previamente estabelecido baseadas na NR-23-Proteção Contra Incêndio, do Ministério do Trabalho e Emprego.  

Na última terça-feira (9/04) foi dado início ao procedimento de recarga de 30 que têm vencimento no mês de abril. Como todos não podem ser retirados ao mesmo tempo , forma retirados 15 e quando a recarga estiver concluída, os outros 15 serão recarregados. No mais, todos os equipamentos da Unidade Hospitalar estão em conformidade. A Evangelina Rosa atualmente conta com  82 extintores, 42 a mais do que os previstos na planta na Unidade Hospitalar.

Profissionais são constantemente capacitados com aulas de Noções Básicas de Prevenção e Combate a Incêndio, Nas aulas, colaboradores assitem aulas como Introdução e objetivos do treinamento, Prevenção e combate a princípio de incêndio, Propagação do fogo, Triângulo/tetraedro do fogo, Tipos de Combustão/queima, Formas de transmissão de calor, Métodos de extinção do fogo, Classes de fogo, Sinalização de emergência, Equipamentos de combate a incêndio e Abandono de área com segurança. Nas capacitações também são realizadas aulas práticas.

Para o diretor da Maternidade, médico Francisco Macêdo, a segurança de pacientes e colaboradores é primordial na Instituição. “ A determinação da diretoria da Casa é que exista uma fiscalização rigorosa no combate a incêndios”, disse  Macêdo, ressaltando que a Mder tem um setor específico com pessoal capacitado no combate a incêndios, o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho

Em  curso de  Brigada de Incêdios já realizado na Unidade Hospitalar ,  funcionários (as) foram treinados  para aturem na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. “ Fazemos o treinamento setorial de princípios e combate a incêndios visando capacitação dos tipos e classes de extitores da Casa ( A, B, C)”, explica a técnica de segurança do trabalho, Estela Silva, ressaltando que , na capacitação colaboradores ficam aptos a identificar os equipamentos existentes na Casa e saber cada tipo extintor, de acordo com o material, em caso de princípio de incêdios. Já a coordenadora do NSST, Dayane Costa, reafirma que a Mder está trabalhando em prol do aperfeiçaomento do trabalho realizado em favor do princípio de combate a incêndios , “inclusive de técnicas do setor que estão matriculas em Curso de Capacitação de Bombeiro Civil”, finaliza Dayane.