09 Fevereiro, 2018 18:44

Grupo de Estudo da CCIH trabalha ações para melhorar a assistência aos pacientes da Evangelina Rosa

Elis Pegado
Grupo de estudo

* Por Elis Pegado

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) neste ano de 2018 está investindo em propostas para melhorar as ações que serão realizadas na instituição. 

Segundo a coordenadora da CCIH, enfermeira obstetra Nayanna Oliveira, para que essa melhora aconteça de forma adequada é necessário que os profissionais estejam cada vez mais qualificados. Com isso a equipe da CCIH resolveu criar um grupo de estudos e pesquisas. 

A primeira aula aconteceu na noite desta última quinta-feira (08) com o tema ‘Introdução à CCIH, Noções de Microbiologia e Epidemiologia das Iras’. O projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre controle de infecção através da pesquisa científica para melhoria das acões e resolução dos problemas.

“Foi criado então o Grupo de Estudo e Pesquisa em Controle de Infecção Neonatal e Materna (GEPCINM), que visa qualificar as ações que são realizadas melhorando a assistência ao paciente. O grupo está inserindo-se na  Plataforma Brasil e no Comitê de Ética e Pesquisa através da diretoria de Ensino e Pesquisa da Maternidade Dona Evangelina Rosa para poder se respaldar cientificamente nas ações”, comenta Sara Machado, enfermeira mestre e membro executor da CCIH.

A equipe do serviço explica ainda que as reuniões acontecerão quinzenalmente. “As próximas aulas serão; ‘Interpretação dos Exames no Diagnostico das Iras’ e Critérios diagnósticos de Pneumonia Associada a Ventilação (PAV), Infecção do Trato Urinário- ITU, Infecção Primária de  Corrente Sanguínea (IPCS) e Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC).  Queremos fortalecer um grupo de estudo para melhorar a assistência aos pacientes da Evangelina Rosa”, pontua a coordenadora.

Em maio a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar pretende organizar o I Simpósio de Controle de Infecções Neonatal e Materna.

“É importante que todos conheçam o que é a CCIH, quais suas funções, competências, e porque conhecer sobre infecção, prevenção e controle”, finaliza Nayanna.

As aulas estão direcionas a equipe da CCIH e núcleo de epidemiologia, mas posteriormente será estendida para toda equipe que compõem a instituição hospitalar. 

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

É responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, vigilância epidemiológica, dentre outras ações.