06 Julho, 2017 18:33

Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove curso sobre Segurança do Paciente aos profissionais da Evangelina Rosa

Elis Pegado
Equipe multiprofissional participando do curso

* Elis Pegado

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo promoveu no período de 26 a 29 de junho  um curso sobre Segurança do Paciente aos profissionais das áreas assistenciais e administrativas da Maternidade Dona Evangelina Rosa com carga horária de 16 horas. O curso faz parte das atividades do projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP) destinada aos Hospitais participantes do Projeto.    

Segundo Patrícia Santesso Laurino, Enfermeira da equipe do RHP, o curso de Segurança do Paciente é um curso introdutório que aborda a importância da atuação do Núcleo de Segurança do Paciente, da implantação dos Protocolos de Segurança  nas instituições, e a necessidade da Gestão dos Riscos para a prevenção dos eventos adversos aos pacientes. O objetivo é promover melhoria contínua dos processos e fortalecimento da cultura de Segurança nas instituições.   

A coordenadora no Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeira Virginia Lopes Cavalcante, explica que é de extrema importância ampliar o conhecimento da equipe para despertar a reflexão sobre a segurança do paciente. “Estamos trabalhando para redobrar todos os procedimentos em relação à segurança do paciente. Está sendo realizando diversas oficinas e palestras para capacitar todos os profissionais, visando à melhoria do atendimento ao paciente”, comenta.

Reestruturação dos Hospitais Públicos

O projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É formado, por uma equipe multiprofissional que realiza visitas mensais às instituições e atualmente atua em 18 Hospitais do Norte e Nordeste.   

Na MDER, avanços já foram observados desde o início do trabalho, que vem acontecendo desde abril de 2016, quando foram iniciadas as atividades do projeto, como diagnóstico situacional, avaliação da cultura de segurança e a elaboração junto à instituição de planos de melhorias a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo. O projeto permanecerá na MDER até dezembro de 2017.