06 Junho, 2017 14:59

Maternidade Evangelina Rosa oferece 2.800 refeições por dia

Elis Pegado
Setor de Nutrição da MDER

* Por Elis Pegado 

Preparar alimentos saudáveis e saborosos com segurança, qualidade e higiene exigem muito trabalho e empenho, que só uma equipe capacitada pode realizar. Estes requisitos tornam-se fundamentais quando se fala da cozinha de um hospital. O setor de Nutrição da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), além de garantir refeições saudáveis e de qualidade, tem como objetivo proporcionar segurança alimentar, recuperando e mantendo o estado nutricional das pacientes.

Todos os dias, a maternidade oferece aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde aproximadamente 2.800 refeições, distribuídas entre café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O cardápio atende todos os padrões e necessidades, com as devidas restrições que cada pessoa tem no dia a dia. “Fizemos adequações seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e já estamos vendo o retorno das mudanças”, afirma a Supervisora de Nutrição, Valéria Reverdosa da Cruz e Silva.

O cardápio é elaborado pelas nutricionistas, que buscam nas refeições o equilíbrio dos alimentos, uma boa visualização dos pratos, a variedade de carnes, legumes, verduras de safra e sobremesa.

Segundo a supervisora Valéria, a equipe clínica visita diariamente as gestantes e nutrizes, onde as mesmas fazem avaliações nutricionais, adequação de dietas, verificam a aceitação e orientação nutricional. “Casos as gestantes e parturientes apresentem deficiências nutricionais, as profissionais realizam avaliação nutricional e adéquam à dieta as suas necessidades, visando à sua recuperação. É de grande importância o cuidado com a alimentação”, diz.

Para atender a seu volume de preparações, o Serviço de Nutrição e Dietética passou por uma série de melhorias, ainda no segundo semestre de 2016. A reforma incluiu inserção de piso antiderrapante, climatização, equipamentos novos, melhor adequação da cozinha, além de outros detalhes. As mudanças seguiram os padrões de qualidade exigidos pela Vigilância Sanitária, tendo também alterações na alimentação, seguindo padrões rigorosos de higiene.

Além da adequação do espaço físico, a cozinha conta com diversos equipamentos, como o uso de panelas especiais, com capacidade de até 300 litros. A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) funciona 24 horas e dispõem dos seguintes profissionais: 10 nutricionistas (sendo 1 supervisora, 5 de produção e 4 na clinica), 6 cozinheiras, 5 auxiliares de cozinha, 18 copeiras, 2 auxiliares dietéticas e 7 serventes, que se dividem em plantões.

Outro serviço oferecido às parturientes da Maternidade são as orientações sobre a importância do aleitamento materno, que são realizadas pelas nutricionistas do Banco de Leite da Evangelina Rosa. Desta forma, a atenção recebida com a alimentação no hospital pode ser aplicada também em casa.

Valéria conta ainda que, para manter a qualidade de higienização os profissionais que trabalham no setor de nutrição da Maternidade Dona Evangelina Rosa sempre participam de treinamentos e capacitações. “Aprendendo como higienizar as mãos de maneira correta e manipular os alimentos mais adequadamente, que consequentemente influenciam na redução de infecções”, destaca a nutricionista.