25 Maio, 2022 16:42

MDER realiza Mamaço em Teresina para estimular doação de leite humano

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) realiza, na próxima terça-feira (31), um Mamaço com mães doadoras e lactantes. Será às 16h,  no Parque da Cidadania, em Teresina, com homenagens, música e serviços de orientação para o aleitamento materno e doação. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano e da I Semana Estadual de Doação de Leite Humano no Estado, celebrados em maio.

Durante o mamaço, serão cadastradas mães que estão amamentando e desejam aderir ao grupo de doadoras do Banco de Leite Humano.  Para se cadastrar, basta levar o cartão do pré-Natal.  Para ser doadora, a mamãe deve estar alimentando seu bebê em livre demanda; estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação; residir em Teresina ou Timon e possuir caderneta de gestante com os exames do último trimestre atualizados.

O bebê que recebe o leite doado é o recém-nascido prematuro, de baixo peso, com problemas neurológicos ou com infecção. Na Maternidade dona Evangelina Rosa, hoje são 56 bebês com dieta para Leite Humano Pasteurizado, sendo que 25 deles estão recebendo leite pasteurizado pelo Banco de Leite Humano. Além de poder doar diretamente no banco de leite as mães que residem no entorno das maternidades do Dirceu, Buenos Aires e Satélite podem procurar os postos de coleta de leite humano nesses locais.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MDER, Vanessa Paz, pede às mães saudáveis que amamentam a fazer doação. “Nosso estoque de leite está reduzido, precisamos de doações para os bebês prematuros e que estejam internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Maternidade. O leite materno salva vidas”, enfatiza Vanessa.

Para realizar o cadastro e virar doadora, basta entrar em contato pelo telefone: 0800 280 2522 ou (86) 3228 2022,  ou ainda pelas redes sociais: Instagram: @bancodeleitethe; e Facebook: Banco de Leite THE.