13 Fevereiro, 2017 14:55

Oficina melhora a comunicação dos profissionais da Evangelina Rosa

Elis Pegado
II Oficina de Comunicação Efetiva

Elis Pegado

Com o propósito de melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde e usuários, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) promoveu a II Oficina de Comunicação Efetiva. A formação teve início na última quarta-feira (8), finalizando sexta-feira (10). Ministrada pela ouvidora do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde, Margareth Eulálio, e pela jornalista Fátima Oliveira, assessoria de comunicação do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a Oficina é uma das ações que integra o processo de melhorias que a maternidade vem passando.

A atividade foi realizada em setembro de 2016 e volta a acontecer contemplando um maior número de profissionais. A oficina tem como objetivo melhorar a comunicação entre profissionais de saúde de diversas áreas proporcionando uma melhor qualidade, segurança e assistência ao paciente.

A comunicação é uma forte aliada para essas mudanças que estão sendo implantadas, contando ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz.  Além da melhoria da estrutura e serviços, cerca de 1500 colaboradores vêm sendo capacitados em diversas categorias.

Para a ouvidora Margareth Eulálio, a ideia é aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo desenvolvido. "A expectativa é melhorar os registros das demandas apresentadas pelas pacientes, organizando o fluxo da assistência. Uma boa comunicação é responsável por uma melhoria de aproximadamente 60% das atividades dos serviços. Todos os serviços dependem da comunicação de todos os setores e a mudança de atitudes, faz toda a diferença na qualidade”, destaca.

As servidoras, Ana Zélia Borges Ventura, auxiliar da ouvidoria da MDER e Sabrina Araujo Veloso, técnica de enfermagem, afirmaram que a oficina é de extrema importância. “Com a comunicação sendo feita de forma adequada, todo o funcionamento dos setores serão realizados corretamente melhorando as atividades”, comenta as servidoras.

A oficina é uma iniciativa no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Assessoria de Comunicação e conta com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEEPS) e da Ouvidoria da Maternidade.