02 Outubro, 2017 17:03

Profissionais participam do I curso sobre Falência Intestinal Pediátrica sediado pela Evangelina Rosa

Elis Pegado
Profissionais participando do Curso sobre Falência Intestinal

* Poe Elis Pegado

Com o objetivo de orientar sobre as estratégias de cuidados multiprofissionais, em pacientes que sofrem com a Síndrome do Intestino Curto; médicos, residentes de pediatria, alunos de medicina, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais participaram neste último sábado do I Curso sobre Falência Intestinal que aconteceu na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).

O curso abordou sobre o manejo e assistência aos pacientes com síndrome do intestino curto e foi ministrada pela cirurgiã pediátrica Maria Paula Villela Coelho, médica da equipe de transplante hepático do Hospital Menino Jesus, Sírio Libanês e pela enfermeira Thaiz Angélica Franzoni da Silva, supervisora de enfermagem da UTI do Hospital Menino Jesus e especialista em terapia intensiva, nutricional, parenteral e enteral.

Segundo o médico pediatra da Mder, Marcos Bittencourt, o curso visa à capacitação dos profissionais. “É necessário que os profissionais estejam preparados para atuarem com a prática assistencial, realizando tratamentos para tornar possível a adaptação funcional, terapias nutricionais, e problemas decorrentes do seu prolongamento”, explicou o pediatra.

O Curso foi uma realização da Sociedade de Pediatria do Piauí (SOPEPI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER). Na ocasião foram oferecidas 30 vagas para pediatras e 70 aos profissionais da MDER.  Os participantes receberão certificado de atualização profissional: Pontuação para a especialidade “Pediatria”.