20 Outubro, 2021 16:28

Projeto leva alegria as pacientes da Maternidade Evangelina Rosa

Levar alegria para ambientes hospitalares é um trabalho sério, que hoje é desenvolvido por alguns profissionais em Teresina. O esforço físico e emocional, comum a tantas profissões, também afeta quem trabalha nestes ambientes. E foi com o objetivo de suavizar esta rotina que surgiu, em 2014, o Clowns in Emergency (Palhaços em Emergência) que objetiva levar alegria e leveza aos hospitais.  

Composto por alunos de diversos cursos, como medicina, enfermagem, engenharia, nutrição, serviço social, odontologia, o projeto tem como missão transformar a realidade de pacientes e dos próprios profissionais.  O projeto já faz parte da rotina de ações realizadas na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), e nesse mês de outubro os integrantes do projeto realizaram um momento para comemorar o dia do Piauí e mencionar a importância da realização de exames para a prevenção do câncer de mama, enfatizando o Outubro Rosa.

“O projeto já é parceiro da MDER. Formado por jovens estudantes de saúde e outras áreas, além de músicos voluntários, a ideia é levar através da musicalidade, muito amor, atenção, carinho e humanização. Isso causa um impacto não só no paciente, atinge também o estudante, acompanhantes, pessoas de serviços gerais e até a recepção. Levamos harmonia para o ambiente hospitalar. Cantamos, dançamos, fazemos palhaçoterapia”, explica Ruthe Pessoa, nutricionista da MDE e uma das integrantes do projeto Clowns in Emergency.