29 Novembro, 2017 17:33

Reestruturação aponta avanços na qualidade dos serviços oferecidos na MDER

Elis Pegado
Apresentação do relatório

* Por Elis Pegado

A parceria entre a Maternidade Dona Evangelina Rosa e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, aponta avanços já adquiridos durante o processo de reestruturação. Nesta quarta-feira (29), o Hospital Alemão Osvaldo Cruz apresentou relatório sobre o processo de reestruturação que vem acontecendo desde abril de 2016 na Maternidade Dona Evangelina Rosa. De acordo com relatório apresentado pelas instituições houve uma melhora de 81,82,%. Os dados foram apresentados durante reunião entre diretores, coordenadores e técnicos das instituições.

O diretor de ensino e pesquisa da Evangelina Rosa, o médico Joaquim Parentes, reconhece os méritos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pontua a integridade do hospital e os avanços já realizados através da parceria. “Esta parceria tem se mostrado fundamental para o processo reorganizacional da maternidade, particularmente no que se refere à qualidade da assistência prestada a mãe e seu bebê”, comenta.

O projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É formado, por uma equipe multiprofissional que realiza visitas mensais às instituições e atualmente atua em 18 Hospitais do Norte e Nordeste.   

Segundo o relatório apresentado pela equipe do HAOC, avanços foram observados desde o início do trabalho, que vem acontecendo desde abril de 2016, quando foram iniciadas as atividades do projeto; como diagnóstico situacional, avaliação da cultura de segurança e a elaboração junto à instituição de planos de melhorias a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.