10 Abril, 2017 15:03

SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA MDER

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Janaisis Sousa Ripardo* 
  Márcio Cristiano Melo da Costa**  
Joselyne Val de Oliveira Duarte*** 
 
A Gestão da Maternidade Dona Evangelina Rosa - MDER, empenhada na qualidade dostrabalhos assistenciais realizados pela Instituição, vem desenvolvendo atividades voltadas para a qualificação de todo o seu corpo funcional. 
Em virtude disso, criou - se em agosto de 2016 sob a Portaria SESAPI/GAB N°1325/2016 a Diretoria de Ensino e Pesquisa, visando incorporar todo o processo de desenvolvimento de ensino - aprendizagem e pesquisa no âmbito da MDER. No que diz respeito a sua composição, está representada pelo Diretor de Ensino e Pesquisa, Supervisão de Ensino, Supervisão de Extensão, Supervisão de Pesquisa e Coordenação do Núcleo de Educação Permanente e Práticas de Saúde- NEPPS. 
Com a proposta de dar melhoria no processo ensino - aprendizagem, sobretudo relacionado aos segmentos funcionais da Instituição, o NEPPS foi reestruturado e regulamentado em julho de 2016, por meio da Portaria N° 28, dando ao mesmo uma representatividade fundamental para a formação e capacitação dos servidores da MDER,buscando qualificar a atenção oferecida e melhorar a satisfação dos profissionais atuantes. 
A verdadeira dimensão do processo da Educação Permanente na MDER, proposto no destaque, constata-se quando, no segundo semestre de 2016, foram qualificados mediante cursos diversos: Treinamento NSP- Módulo I: Identificação do Paciente; Palestra Transformacional a Boa Sorte; Treinamento do Sistema MV (faturamento); Treinamento de Curativos- MEDCAL LIFE; Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica – CANP;Simulação Realística de Cirurgias Seguras de Neonatologia; Palestra “Segurança do Paciente e Controle de Infecção”- Unicamp; Estratégia para Redução da Morbimortalidade por InfecçãoRelacionada à Assistência em Neonatologia; Segurança Cirúrgica; Palestra sobre Valorização à Vida; Treinamento NSP- Módulo II: Identificação do Paciente; Curso “Manejo Clínico daLactação”- Hospital Amigo da Criança; Curso “Manejo Clínico da Lactação”- 2º turma; Curso “Método Canguru”- 1° turma; Treinamento: Noções Básicas de Prevenção e Controle a Incêndio; Treinamento NSP- Módulo I: Gerenciamento de Risco e Identificação do Paciente; Treinamento NSP- Módulo II: Protocolo de Quedas e Protocolo do Acompanhante e Visita; Capacitação para Controle de Infecção Hospitalar (limpeza terminal e concorrente). Foram totalizadas 19 atividades de educação permanente e 1.741 servidores qualificados. 
Acrescenta-se que foram realizadas, também no segundo semestre do referido ano 21 Sessões de Rede Universitária de Telemedicina- RUTE, com 86 participantes, que foram as seguintes: Tele Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos; TELEREDEBLH- Tele Rede de Bancos de Leite Humano; Simulação em Saúde, Simulação em Ginecologia e Obstetrícia; TécnicoOperacional RUTE- Discussão dos Resultados da Avaliação Operacional das Sessões dos SIGS do mês de Julho; Perinatologia, Anemias na Gravidez; Infecções Congênitas Materno Infantis,Imunizações Contra Infecções na Gestão; TELEREDEBLH- Tele Rede de Bancos de Leite Humano; Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade; TELEENFERMAGEM,TELECAPACITAÇÃO: Sistematização da Assistência de Enfermagem (CIPE) e Indicadores de Segurança do Paciente; Patologia Cervical Uterina, Recomendações para o Rastreamento do

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Carcinoma do Colo do Útero; Endocrinologia Pediátrica, Síndrome de Cushing: Desafio Diagnóstico em Paciente de 2 anos; Mastologia; Discussão de Casos para o Internato; TELEREDEBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Teoria de Médio Alcance de Amamentação: Tecnologia de Cuidado; Perinatologia, Doenças Hepáticas Próprias da Gravidez;Infecções Congênitas Materno Infantis, Toxoplasmose na Gestação; Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade, Drogas em Terapia Intensiva: da Segurança do Paciente a Prática Profissional de Enfermagem; Cuidados Farmacêuticos, Cuidado Farmacêutico com Pacientes com Ar; Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Ensino de Urgência / Emergência na Residência Médica; TELEREDEBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano, Painel de Experiências Internacionais: Avanços na Carta de Brasília III e os ODS. 
As linhas de pesquisas em processo de implantação na MDER são as seguintes:Atenção a Saúde do Recém-Nascido: Promoção, Educação e Assistência, em Especial, ao Prematuro, responsável: Professora Mestra, Marisa Fortes de Cerqueira Pereira da Silva. Promoção, Educação e Cuidados de Fisioterapia na Saúde Materno-Infatil, responsável:Professora Laysa Monte Aguiar Falcão.Nutrição na Gestação, Infância e Adolescência, responsável: Professora Dra. Carmen Viana Ramos e Professora Esp. Vanessa Maria Moura Paz. Promoção, Educação Vigilância e Cuidado de Enfermagem na Saúde da Mulher e daCriança, responsável: Professora Elisiane Gomes Bonfim. Mortalidade Materna Neonatal e Perinatal, responsável: Dra. Isabel Marlucia Lopes Moreira de Almeida.Doença Trofoblástica Gestacional,responsável: Dr. José Arimatéia dos Santos Júnior. Modificações FisiológicasMaterno- Fetais, responsável: Dr. Jailson Costa Lima.**** 
Com a finalidade de dar continuidade à construção do processo de qualidade daMDER, a Diretoria de Ensino e Pesquisa juntamente com o NEPPS, busca aprimoramento do processo de ensino- aprendizagem e da pesquisa, visando o alcance da qualificação do corpo funcional desta Instituição. A seguir trecho transcrito da entrevista com a coordenadora doNEPPS sobre a perspectiva para o avanço da educação permanente nesse ano: “Os avanços almejados dizem respeito à produção de conhecimentos no cotidiano, a partir da realidade vivida pelos envolvidos, de acordo com os problemas enfrentados no dia- a- dia do trabalho e as experiências dos mesmos, como base de interrogação e mudança. A busca pela qualificação e aperfeiçoamento do corpo de funcionários da MDER, traduzem o desejo pelo conhecimento, para que assim possa se construir um sistema produtor de saúde de forma bem articulada, onde o profissional sinta- se seguro frente às dificuldades.” 
Desta forma, percebe-se estar havendo uma verdadeira evolução no processo detornar apto cada integrante dos diferentes segmentos funcionais da MDER, prevendo- se um amanhã pleno de objetivos alcançados no campo do conhecimento e de sua aplicação no trabalho desenvolvido nesta Instituição Hospitalar. 
 
*Funcionários: Técnico Administrativo NEPPS - MDER 
** Enfermeiro NEPPS - MDER 
*** Enfermeira NEPPS - MDER 
 
 
 
 
****FONTE: RELATÓRIO CONJUNTO DA DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA/ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E PRÁTICAS DE SAÚDE, ANO 2016.